Páginas: [1]
Imprimir
Autor Tópico: Problemas com seguros do condomínio  (Lida 901 vezes)
marmur
Iniciante
*

Ver Perfil
« em: Novembro 02, 2009, 11:25:31 »

No caso de alguém ter dúvidas ou problemas com os seguros do condomínio, estou à disposição para ajudar
« Última modificação: Novembro 07, 2009, 09:45:43 por marmur » Registado
shark
Iniciante
*

Ver Perfil
« Responder #1 em: Novembro 10, 2009, 12:07:11 »

Boa NOite,

existe algum seguro exclusivamente para partes comuns?
Registado
INDOCHINA
Iniciante
*

Ver Perfil
« Responder #2 em: Novembro 12, 2009, 10:59:21 »

Bom dia.

Não existem seguros para as partes comuns, salvo para ascensores, e outros equipamentos como bombas de água, piscisna etc.
O seguro contra o risco de incêndio das fracções já está incluida as partes comuns correspondente á percentagem da fracção.
Cumprimentos.
Registado
isabelmendes11
Iniciante
*

Ver Perfil
« Responder #3 em: Novembro 14, 2009, 01:15:04 »

Eu preciso de esclarecimentos.... Porque a situação é conturbada no meu condominio.
Registado
shark
Iniciante
*

Ver Perfil
« Responder #4 em: Novembro 14, 2009, 03:13:01 »

que tipo de esclarecimentos?
Registado
MVELOSO
Iniciante
*

Ver Perfil
« Responder #5 em: Dezembro 29, 2009, 11:01:21 »

No caso de alguém ter dúvidas ou problemas com os seguros do condomínio, estou à disposição para ajudar

Bom Dia,
Vivo dias agitados, tenho infiltrações por todos os lados do meu apartamento, vivo por baixo de um recuado ou seja o terraço do meu vizinho abrange 70% do meu apartamento, acerca de dois anos foram feitas uma obras em que o chão do terraço foi todo levantado por causa de antigas infiltrações que eram localizadas, hoje em dia já não são localizadas mas sim gerais, até por uma lâmpada me cai água, infelizmente ou felizmente a administração da "Loja do Condomínio"  mudou, sendo o antigo administrador responsável pela contratação das obras, só que o problema é que ninguém sabe de papeis nenhuns e nem sei se as obras têm garantia, a minha questão relaciona-se também com a existência ou não de um seguro e se este cobre os danos causados pelas infiltrações, se não cobrir, quem será o responsável pelo sucedido e como deverei agir perante a Lei. Deverei deixar de pagar o condomínio até que algo seja feito ( sei que não o deverei fazer, mas as condições são mesmo péssimas, além disso tenho duas crianças com 4 e 2 anos )

Obrigado   
Registado
marmur
Iniciante
*

Ver Perfil
« Responder #6 em: Janeiro 15, 2010, 10:45:21 »

Recebi de um membro o seguite pedido de esclarecimento:

Verifiquei no fórum que possuía conhecimentos relativamente a seguros de condomínio.
Se for possível dê-me uma ajuda.
Como funciona o seguro para as partes comuns?
O seguro do credito é suficiente?
Se cair uma telha e provocar danos?
Se tiver alguma informação que suporte esta situação agradecia.

Resposta:

O seguro das partes comuns está incluido na apólice que cada um possa deter, pois o seguro (mesmo que se trate de uma apólice que só cubra Incêndio), garante as partes comuns. Há contudo uns "artistas" que conseguem vender seguros de partes comuns, ou seja duplicam (a quem tem seguro) essa garantia e quando houver sinistro só uma apólice é que paga.

O seguro do crédito pode ser suficiente, se os capitais seguros estiverem adequados ao valor de reconstrução.

As telhas, fazendo parte das partes comuns, estarão sempre cobertas pelas apólices, respondendo cada uma pela quota-parte que cada condómino detenha na propriedade, porém se a telha cair e provocar danos a terceiros, o risco só estará coberto se as apólices individuias tiverem a cobertura de Responsabilidade Civil.

Na minha opinião, a melhor solução é a contratação de um seguro de todo o edificio, pois entre outras coisas, o preço é mais baixo que nas apólices individuais; resolve o problema da administração que todos os anos tem de pedir ao condóminos comprovativo de que o seguro está válido e actualizado e, principalmente, quando há um sinistro, é apenas uma companhia a ser accionada, tornando mais rápidas e fáceis as resoluções.

Registado
marmur
Iniciante
*

Ver Perfil
« Responder #7 em: Janeiro 15, 2010, 11:02:35 »

Bom Dia,
Vivo dias agitados, tenho infiltrações por todos os lados do meu apartamento, vivo por baixo de um recuado ou seja o terraço do meu vizinho abrange 70% do meu apartamento, acerca de dois anos foram feitas uma obras em que o chão do terraço foi todo levantado por causa de antigas infiltrações que eram localizadas, hoje em dia já não são localizadas mas sim gerais, até por uma lâmpada me cai água, infelizmente ou felizmente a administração da "Loja do Condomínio"  mudou, sendo o antigo administrador responsável pela contratação das obras, só que o problema é que ninguém sabe de papeis nenhuns e nem sei se as obras têm garantia
Obrigado  
[/quote]

Peço desculpa pela resposta tardia, mas estive ausente e só agora vi o seu post.
Quando fala de "infiltrações" fala de quê, mais exactamente?
Será devido a mau (ou falta) de isolamento do terraço?
É que em matéria de seguros, as infiltrações estão excluidas.

a minha questão relaciona-se também com a existência ou não de um seguro e se este cobre os danos causados pelas infiltrações, se não cobrir, quem será o responsável pelo sucedido e como deverei agir perante a Lei.

Como desconhece se existe seguro, depreendo que não tem nenhum, individual

Deverei deixar de pagar o condomínio até que algo seja feito ( sei que não o deverei fazer, mas as condições são mesmo péssimas, além disso tenho duas crianças com 4 e 2 anos )

Não tenho formação jurídica para aconselhar neste caso, mas penso que deixar de pagar o condomínio não é solução.
« Última modificação: Janeiro 15, 2010, 11:12:02 por marmur » Registado
MVELOSO
Iniciante
*

Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 01, 2010, 04:43:32 »

Bom Dia,
Vivo dias agitados, tenho infiltrações por todos os lados do meu apartamento, vivo por baixo de um recuado ou seja o terraço do meu vizinho abrange 70% do meu apartamento, acerca de dois anos foram feitas uma obras em que o chão do terraço foi todo levantado por causa de antigas infiltrações que eram localizadas, hoje em dia já não são localizadas mas sim gerais, até por uma lâmpada me cai água, infelizmente ou felizmente a administração da "Loja do Condomínio"  mudou, sendo o antigo administrador responsável pela contratação das obras, só que o problema é que ninguém sabe de papeis nenhuns e nem sei se as obras têm garantia
Obrigado  

Peço desculpa pela resposta tardia, mas estive ausente e só agora vi o seu post.
Quando fala de "infiltrações" fala de quê, mais exactamente?
Será devido a mau (ou falta) de isolamento do terraço?
É que em matéria de seguros, as infiltrações estão excluidas.

a minha questão relaciona-se também com a existência ou não de um seguro e se este cobre os danos causados pelas infiltrações, se não cobrir, quem será o responsável pelo sucedido e como deverei agir perante a Lei.

Como desconhece se existe seguro, depreendo que não tem nenhum, individual

Deverei deixar de pagar o condomínio até que algo seja feito ( sei que não o deverei fazer, mas as condições são mesmo péssimas, além disso tenho duas crianças com 4 e 2 anos )

Não tenho formação jurídica para aconselhar neste caso, mas penso que deixar de pagar o condomínio não é solução.
[/quote]

1º - Quando falo de "infiltrações", é no sentido próprio da palavra, ou seja, água a escorrer pelas  paredes e em certas zonas a cair pelo tecto.
2º - Tenho seguro individual e já me aconselhei com várias pessoas entendidas na matéria, o que me dizem é que os Seguros individuais ao verem o que se sucede remetem para o seguro do condomínio, como nunca ninguém fez obras de restauro no prédio, este encontra-se num estado lastimável, logo, acho que o seguro individual não vai resolver a minha questão.
3º - Quanto ao não pagamento do condomínio, eu só pensei (sei que estaria errado), mas era uma forma de mostrar o meu descontentamento.

No fundo só queria umas luzes para poder resolver esta situação.
Obrigado
Registado
Páginas: [1]
Imprimir
Ir para: